@PM
Empanadilhas, um doce tradicional Algarvio no Natal
Dezembro de 2016
No Algarve são conhecidas por empanadilhas, noutras zonas do Pais são conhecidas por azevias, independentemente do nome, é um frito sempre presente na mesa de Natal.
Para a massa:
500 gr de farinha
1 calice de aguardente
2 laranjas (sumo)
100 gr de banha
água morna qb
sal
Recheio:
750gr de batata doce
250 gr de açúcar
raspa de 2 limões
4 colheres de canela (chá)
O recheio: Convém fazer primeiro o recheio, para estar frio quando se forem tender as empanadilhas. Coze-se a batata doce com a pele , e depois de cozida , péla-se e pesa-se. Faz-se a batata em puré, junta-se o açúcar, a canela e a raspa dos limões. Vai ao lume, mexendo bem, até o açúcar derreter e ficar tudo bem ligado. Reserva-se e deixa-se arrefecer.
A massa: Abre-se uma cova no meio da farinha, e despeja-se no meio, a aguardente, a banha derretida, umas pedrinhas de sal e o sumo das laranjas. Tem-se água morna à parte reservada. Amassa-se tudo e depois, junta-se a água morna aos poucos, e continua-se a amassar até se obter uma massa macia e elástica. Tapa-se a massa, e deixa-se descansar 15 minutos. Salpica-se uma bancada com farinha, e com o rolo da massa (convém enfarinhar o rolo um pouco também) estica-se a massa bem fininha e recheia-se com o doce de batata doce anteriormente preparado. Cortam-se como se fossem rissóis, ou com a carretilha. Põem-se num tabuleiro, rendem mais ao menos (depende do tamanho cortado) 48 unidades.
Tem-se o óleo quente, mas não muito quente, de forma a elas dourarem sem ficar muito escuras , vão-se fritando poucas de cada vez, deitando colheradas de óleo por cima e vão-se virando, para elas empolarem e ficarem com bolhinhas. Passam-se finalmente por açúcar e canela. E estão prontas!
